Cristo nos convida a caminha com Ele. Venha caminhar conosco nas “via-sacras”!
Novidades
Publicado em 03/03/2021

A via-sacra ou “via crúcis”, tem por objetivo conduzir os fiéis na meditação da Paixão e Morte de Jesus Cristo. Com a contemplação das estações, em que cada uma representa um momento da trajetória em que o Salvador carregou sua cruz do pretório ao calvário, os católicos aprendem a, mentalmente, introduzirem seus espíritos ao mistério do sofrimento redentor do Senhor, ou seja, refletir sobre a própria salvação.

Uma tradição que teve origem na idade média, mais precisamente durante as cruzadas, momento em que muitos peregrinos deixavam suas cidades e iam a Jerusalém para mergulhar nas vielas que haviam testemunhado a passagem de Jesus. Ali os católicos visitavam os lugares sagrados da Paixão do Senhor, e podiam com isso, renovar sua fé e oferecer a Deus suas penitencias em busca do perdão.

 Na primeira estação, por exemplo, meditamos a condenação do Messias a morte, e daí em diante percorremos com Ele, passando por suas 3 (três) quedas, seu encontro com sua Mãe, a consolação das mulheres da cidade, vemos ainda o instante em que Ele foi ajudado por um estrangeiro, conhecido por Simão “o cirineu”, sua morte na cruz, até seu sepultamento, contando-se 14 (quatorze) estações. O papa João Paulo II recomendou que se anexasse uma estação a mais – a ressurreição de Cristo – completando assim 15 (quinze) etapas.

Portanto, como cristãos, somos convidados a reviver os passos do Mestre, a sentir no corpo e na alma fluir o amor que Ele demonstrou por nós na sua caminhada dolorosa. Não fazemos isso por vaidade ou por simplesmente gostar de ver Jesus em seu sofrimento, mas o fazemos pelo motivo ordenado de querer estar com Ele, de reproduzir em nós, mesmo que mentalmente, seu sofrimento, e com isso aliviar Suas dores. Lembremos de Maria Santíssima, ela que padeceu enormemente com seu Filho, e peçamos a ela que nos ajude nessa quaresma a desejar estarmos juntos ao Redentor da humanidade, o Homem das dores.

A paróquia da Sagrada Família, tendo em vista essa realidade conclama a todos os seus paroquianos que dediquem um tempo para tal celebração. Todas as quartas e sextas-feiras acontecem as via-sacras na Igreja Matriz, quem não puder participar presencialmente, pode muito bem acompanhar pelos meios de comunicação (Cristo rei Fm, Youtube, facebook) ou até mesmo realizar esse ato de fé com sua própria família.  

Maria, Mãe das Dores, permiti que eu siga Jesus e participe intimamente da sua Paixão e do seu sofrimento!  

Por Lucas Silva

Postagem Camilla Marques

Comentários
Comentário enviado com sucesso!